quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Efeitos da depressão na Adolescência

Efeitos
Os efeitos negativos da depressão na adolescência vão mais além do que um estado melancólico. Várias atitudes de rebeldia são, por vezes, indicação de depressão.
Pode levar a:
  • Problemas na Escola: A depressão pode causar baixos níveis de energia e dificuldades de concentração. Na escola, pode resultar em falta de atenção, descida das notas, ou dificuldades com os trabalhos de casa.
  • Fugas: Vários adolescentes deprimidos fogem de casa ou falam acerca disso. Tentativas deste género são usualmente pedidos de ajuda.
  • Abuso de Substâncias: Os adolescentes podem utilizar drogas e/ou álcool para se “auto-medicarem”. Infelizmente, o abuso de substância só torna as coisas ainda piores.
  • Baixa auto-estima: A depressão pode levar um adolescente a sentir-se feio,
    envergonhado, falhado, ou sem valor.
  • Distúrbio Alimentares: Anorexia, bulimia, comer de mais e fazer dietas “yo-yo” são frequentemente sinais de depressão.
  • Adição à Internet: Os adolescentes podem utilizar a Internet como escape dos seus problemas. Mas o uso excessivo de computadores apenas aumenta o seu isolamento e torna-os ainda mais deprimidos.
  • Auto-mutilação: Cortar-se, queimar-se, e outros tipos de auto-mutilação estão quase sempre associados a depressões.
  • Comportamentos de risco: Os adolescentes deprimidos tendem a assumir comportamentos de risco, como conduzir embriagado, exagerar no consumo de bebidas alcoólicas, e ter relações sexuais sem protecção.
  • Violência: Alguns adolescentes deprimidos (por norma, aqueles que são vitimas de bullying, vitimas de outros colegas mais velhos ou fortes) tornam-se violentos. Como os conhecidos casos de massacres em escolas, que infelizmente têm aumentado. Os adolescentes deprimidos podem desenvolver aversão a si próprios e desejo de morrer, podem originar uma raiva violenta e até homicida.
  • Suicídio: Adolescentes seriamente deprimidos pensam e falam em suicídio, ou chamam à atenção com tentativas de suicídio. De acordo com os especialistas, o suicídio é a terceira maior causa de morte entre jovens dos 15 aos 24 anos. Para a maioria dos jovens suicidas, a depressão ou outra desordem psicológica têm um papel fundamental.

Em jovens deprimidos que abusam de álcool ou de drogas, o risco de suicídio é ainda maior. Devido ao perigo real de suicídio, os adolescentes deprimidos devem ser acompanhados para uma mais rápida detecção de pensamentos ou comportamentos suicidas.
By:Cláudia Sousa Nº8 e Catarina Simão Nº7

Sem comentários:

Enviar um comentário